Entrevista com Fernando Augusto

03/01/2010 11:48




Fernando Augusto, 22 anos, o mais jovem vice-prefeito do Brasil, noivo de Keytilli Cádimo, membro da Igreja Assembléia de Deus em Silva Jardim, hoje nos dá o prazer de falar um pouco da sua vida. Desde já oro para que Deus abençoe grandemente este que com certeza não é um empreendimento, mas sim um Ministério.


1. G 10 – Fernando é um prazer ter você falando um pouco da sua vida e da nova carreira para Gospel 10 e para os internautas que diariamente nos acessam.

Fernando - O prazer é meu.

2. G 10 – Para que o Brasil conheça você um pouco melhor, conte-nos um pouco da sua história e do seu dia-a-dia?

Fernando - Sou filho de Silva Jardim, oriundo de uma família humilde, porém muito conhecida na cidade. Tenho duas irmães - Fernanda e Fabíolla, três sobrinhos - Thalyta, Thaylane e Daniel e tenho uma mãe maravilhosa - Alcinéia, que foi mãe e pai na maior parte da minha vida. Sou evangélico desde os cinco anos de idade, pregador da palavra de Deus, membro da Assembléia de Deus em Silva Jardim. Cursei Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e atualmente, sou professor da Rede Salesiana de Escolas (Unidade IV - Rio das Ostras) e do Colégio Evangélico Pequeno Príncipe em Silva Jardim.

3. G 10 – Você demonstra ser uma pessoa muito forte, sabe o que quer, é determinado; isso é o que vemos no seu exterior e o que você demonstra. Como é o Fernando no interior? Existe algum medo?

Fernando - Me considero uma pessoa paciente, carinhosa e amo minha família! Tenho medo de me afastar daquele que é tudo para mim: DEUS.

4. G 10 – Como você se sente em saber que é o mais jovem vice-prefeito do Brasil, vindo de uma pequena cidade entre tantas grandes deste nosso maravilhoso País?

Fernando - Sinto-me honrado e com um grande desafio nas mãos! Sei da grande responsabilidade que assumi diante de minha cidade. Acredito que o fato de ser tão jovem tenha pesado significativamente na campanha, afinal, uma grande parcela de nossa população é jovem. Sinto-me o representante desta juventude!

5. G 10 – Como e quando foi o interesse pela política?

Fernando - Sempre gostei de política. Na minha infância eu dizia que um dia seria o Presidente do Brasil. Sempre militei politicamente, seja na escola, na universidade; porém, o interesse pela militância partidária floresceu em 2004. Na ocasião, acompanhei de perto as eleições municipais e vi nascer uma nova perspectiva política pra minha cidade, ali eu decidi participar deste processo também. Sempre ouvir pessoas dizendo: O que esta cidade tem pra me oferecer? Neste processo político eu comecei a perguntar: O que eu tenho para oferecer para minha cidade?

6. G 10 – Agora como vice-prefeito, a sua área de atuação é totalmente diferente da que você está acostumado a viver, ou seja, a do ensino a crianças. O que há de semelhante entre cuidar de algumas inofensivas crianças e cuidar de uma cidade, com pessoas adultas que vão estar sempre te cobrando melhorias para a cidade?

Fernando - O nível de cobrança é outro, embora cuidar da educação de uma criança seja uma função de tamanha responsabilidade, acredito estar pronto para atender as cobranças, afinal, elas serão absolutamente importantes para que eu me lembre sempre o motivo pelo qual entrei na política - Mudar a história da minha cidade!

7. G 10 – Sendo de uma família popular em Silva Jardim, com alguns familiares que já atuaram na política desta cidade, você acredita que isto influenciou de alguma forma na sua campanha?

Fernando - Não, na verdade, a atuação política da minha família ficou encerrada num passado distante.

8. G 10 – Existe algum projeto no qual você sempre pensou antes de se tornar político, que fosse importante para mudar ou melhorar a sua cidade de alguma forma?

Fernando - Sim. Um dos projetos que sempre sonhei, foi o de criar espaços para formação integral das crianças - investindo em educação associada ao esporte e a cultura.

9. G 10 – A parceria que há entre a sua administração e o presidente Lula pode-se esperar que isso vá ser importante para o crescimento da cidade de Silva Jardim, no quesito desenvolvimento, trabalho, turismo...?

Fernando – Em todos os aspectos. Eu e o Zelão somos do PT e assim como o governo Lula está mudando a história do Brasil, este desenvolvimento chegará aqui em Silva Jardim também! Já estivemos em Brasília após a eleição conversando com os Deputados da Bancada do Rio de Janeiro buscando recursos para nossa cidade - É assim que mudaremos a história de nossa cidade, nutrindo um bom relacionamento com o Governo do Estado e com o Governo Federal.

10. G 10 – O que você acha da era Lula? Quais os pontos positivos e os negativos?

Fernando – Lula será considerado daqui uns anos um dos maiores Estadistas deste país! O governo Lula tem se mostrado equilibrado, o Brasil cresceu, o pobre alcançou melhores condições de vida... Quero isso na minha cidade também!

11. G 10 – Você acredita que o País um dia pode melhorar? Existe solução?

Fernando - Sim, é por isso que milito politicamente!

12. G 10 – Fernando você é um jovem nascido num lar evangélico, tem toda uma ética cristã, princípios fundamentados na Bíblia. Atualmente infelizmente tem acontecido muita corrupção no meio político, ou seja, pessoas que nós confiamos o nosso voto para cuidar do dinheiro público estão super-faturando obras e retendo parte deste dinheiro. Como você entende o seu papel neste meio ultra corruptível e o que fazer para combater esses usurpadores de terno e gravata?

Fernando - Os males que existem na política são causados por uma série de fatores, dentre elas, a corrupção... não tenho dúvidas que terei que ser luz, fazer a diferença. Sei para se combater corrupção só existe um caminho - transparência!

13. G 10 – A política hoje para alguns se tornou um meio de se dar bem sem ter que dar satisfação a ninguém; prova disto é possível ouvir em rádios, TVs e até mesmo durante a campanha sobre a compra de votos. Você não tem medo de esquecer os seus ideais em fazer uma boa política e entrar para este mundo da corrupção?

Fernando - Não sou político profissional, não vivo de política, tenho minha profissão - pretendo continuar estudando, me atualizando... Todos os dias eu me pergunto: Porque estou na política? Todos os dias revejo meus ideais... Meus amigos, vizinhos, companheiros de militância e a população de Silva Jardim deu uma resposta nas urnas de que não aceita mais a velha forma de se fazer política. Fizemos uma campanha aguerrida, com poucos recursos, indo de casa em casa, falando as nossas propostas, isso foi bem aceito e é por isso que não podemos decepcionar nosso povo! Vivo por meus ideais, se esquece-los, estaria morto!

14. G 10 – Quais são as principais prioridades na sua gestão em Silva Jardim?

Fernando - Geração de Emprego e Renda na cidade, promoção da Saúde e Bem Estar Social, inserindo as crianças nas escolas, os jovens em cursos técnicos e de qualificação, entre outras.

15. G 10 – Como está a relação de trabalho em Silva Jardim e o que fazer para acabar com o desemprego?

Fernando - Estamos vivendo um momento de crise econômica mundial, o problema de desemprego não é exclusivo de nossa cidade, porém, lutaremos para gerar empregos num primeiro momento por meio da agricultura, turismo e pesca. Estruturaremos a cidade para a instalação de uma Zona Especial de Negócios, para atração de indústrias e empresas de diversos setores. Não é uma tarefa fácil, mas é possível reverter este quadro de desemprego.

16. G 10 – O governo anterior deixou muitas falhas; como por exemplo: falta de remédios e atendimento nos postos de saúde, merenda escolar, atraso nos pagamentos dos funcionários públicos. No seu governo quais projetos para que não haja estes acontecimentos desastrosos, que direta ou indiretamente acabam afetando toda a população?

Fernando - Manter um bom relacionamento com o legislativo, organizar um orçamento coerente e que atenda as nossas demandas e planejar as ações do governo. Não queremos passar quatro anos apagando incêndios!

17. G 10 – Durante a campanha todos os políticos, principalmente os de cargos mais altos, como os prefeitos, acabam fazendo inúmeras promessas; no seu caso foi criada uma lista com uma quantidade boa de boas promessas, dentre elas a de incentivo a cursos técnicos em Silva Jardim, o que na verdade é muito bom; enfim, de todas estas promessas quantas você acha possível de se realizar até o fim do mandato?

Fernando - Lançamos um plano de governo contendo os principais desafios administrativos de nossa cidade, apresentamos os principais problemas e propostas para solucioná-las. Alguns desses problemas serão facilmente resolvidos, outros não! Desta forma acreditamos que resolveremos à maioria dos problemas desta cidade nesses quatro anos.

18. G 10 – Algum projeto relacionado ao povo evangélico? Afinal é o povo que mais cresce no Brasil.

Fernando - Sim. Pretendemos criar uma assessoria para assuntos religiosos. Em Silva Jardim, os evangélicos somam aproximadamente 35% da população e merecem um espaço no governo.

19. G 10 - É possível conciliar vida cristã com vida política sem misturar as duas?

Fernando - Estou me esforçando para conciliar as atividades. Confesso que não é fácil, mas, não posso me afastar da fé, das minhas atividades, do meu relacionamento com Deus!

20. G 10 – O que você acha dos evangélicos entrando para a política. Quais as vantagens e desvantagens para a nação?

Fernando - Os evangélicos, assim como qualquer cidadão tem o direito e o dever de se preocuparem com a política de sua nação. O evangélico tem função de revelar a glória de Cristo em todos os lugares, todos os setores... O mundo tem que ver Cristo em nós.

21. G 10 – Fernando você já alcançou tudo possível ou ainda falta alguma coisa?

Fernando - Eu quero as nações! Esse é meu objetivo, quero alcançar o mundo pra Cristo. Sou uma pessoa determinada, não desisto nunca dos meus projetos, não me deixo desanimar. Pretendo continuar minha carreira política, vivenciar meu ministério, formar família, fazer meu mestrado em Engenharia Ambiental e viver... Meu projeto principal é viver!

23. G 10 – Fernando parabéns pela vitória nas eleições, que Deus abençoe mais esta trajetória sua. Deixe um recadinho para os fãs e amigos internautas. E para a gospel 10.

Fernando - Deixo meu agradecimento a todos, principalmente a Equipe do Gospel 10, aos meus irmãos em Cristo - Um forte abraço!


Gospel 10 rapidinhas.

Alguém importante – Minha Mãe - Alcinéa
Um livro – A Bíblia Sagrada
Um político – Lula
Responsabilidade – Com Minha Cidade e Meus propósitos
Dinheiro – É necessário, mas amá-lo é raiz de amargura!
Sucesso – É menos importante que a Paz!
Família – Minha vida!
Pensamento – O lugar mais alto que o homem pode chegar é abaixo dos pés de Deus!
Versículo da bíblia que mais gosta – "Convém que Ele (Jesus) cresça e que eu diminua" - João 3.30
Deus – Minha Esperança, Meu alvo!